Assassin's Creed IV: Black Flag

Confira algumas dicas para conseguir dinheiro e os trajes desbloqueáveis do game.

Video Game: Você sabe cuidar do seu?

Confira algumas dicas para prolongar a vida útil do seu aparelho.

E quando o código não funciona?

O que fazer quando isso acontece?

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Estudo indica que jogos de ação têm efeitos positivos no cérebro

Quem diria que Nathan Drake poderia melhorar sua qualidade de vida? Um estudo publicado na última edição da revista anual "Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences" revelou que jogos de ação - incluindo jogos de tiro em primeira e terceira pessoa - podem ter efeitos positivos no cérebro, aumentando o nível de atenção cognição de seus usuários.

Intitulado "The Impacts of Video Games on Cognition (and How the Government Can Guide the Industry)" - tradução livre: Os impactos de video games na cognição (e como o governo pode guiar a indústria) -, a pesquisa conduzida pelos doutores C. Shawn Greene e Aaron R. Seitz indica que, em termos de benefícios, o gênero de ação supera até os chamados "brain games", jogos feitos especificamente para desafiar o conhecimento e capacidade mental dos jogadores.

"O termo video games se refere a milhares de tipos de experiências díspares, desde simples jogos de cartas até mundos de fantasia ricos em detalhes, de uma experiência solitária a uma atividade incluindo centenas de outros, etc", diz o estudo. "Uma analogia útil é comparando-o ao termo 'comida' - você nunca diria ' qual é o efeito de comer para o corpo?'. Pelo contrário, é entendido que os efeitos de um determinado tipo de comida dependem de sua composição como o número de calorias, a porcentagem de proteína, gordura e carboidratos, a vitamina e conteúdos minerais; e por aí vai".

"Jogos de ação foram ligados a melhora de nível de atenção, processamento cerebral e funções cognitivas incluindo visão de baixo nível até habilidades cognitivas de alto nível. Muitos outros tipos de jogos não produzem um impacto na percepção e cognição", continua. "Jogos de quebra-cabeça tipicamente envolvem poucas das qualidades encontradas em jogos comerciais em relação a melhoras cognitivas".



Nem tudo são flores, porém: A pesquisa também indica que jogar muito video game afeta a atenção durante aulas; além disso, por ser uma forma de aprender ativa, a habilidade de retenção é muito maior, o que pode ter efeitos positivos ou negativos, dependendo do conteúdo apresentado no game.

"Video games modernos evoluíram em experiência sofisticadas que instanciam muitos princípios conhecidos por psicólogos, neurocientistas e educadores como sendo fundamentais para mudança de comportamento, produzindo aprendizado e promovendo plasticidade cerebral. Video games, por sua própria natureza, envolvem predominantemente formas ativas de aprendizado (promovendo respostas e recebendo um retorno imediato e informativo), o que é tipicamente mais efetivo do que aprendizado passivo".

Via UOL Jogos